Localizada no sul do estado, Arraial D’Ajuda é o destino certo para quem busca um mix de cultura, praias esplêndidas, comodidade e agito.
Os quase dezoito quilômetros de belas praias compõem o cenário desse charmoso distrito de Porto Seguro, que tem sua história ligada à descoberta do Brasil. Arraial teve uma evolução notável, sendo hoje um destino turístico visado por muitos praticantes do ecoturismo, além de admiradores do litoral brasileiro. Com o passar dos anos a vila cresceu, foi calçada e o acesso melhorou - o que é ótimo. A frequência de turistas aumentou vertiginosamente. O número de pousadas, restaurantes e bares multiplicou-se. A vida noturna é agitadíssima, tanto na cidade como nos luais à beira da praia, sempre lotados.
DENTRO E FORA D’ÁGUA
As praias do Arraial são um espetáculo à parte. As águas azuis do mar da Bahia e as exuberantes falésias coloridas são as principais atrações desse templo natural. A mistura do oceano com a mata virgem na Praia de Pitinga compõe um quadro único. Já a Praia de Taípe se destaca pelas falésias que a contornam, sendo um dos principais cartões postais da distrito. Lá se encontra a famosa Lagoa Azul, que tem em suas águas, conforme alguns estudiosos, substâncias benéficas à pele. Para quem procura agito, o destino é a Praia do Parracho. O local é sede das principais festas do lugar, além de possuir uma grande infraestrutura turística para a prática de esportes náuticos.
Arraial D’Ajuda é um polo do ecoturismo. Dentre as possibilidades de passeios, pode-se destacar o voo de parapente em Pitinga, os passeios de mountain bike por trilhas ecológicas, trekking pela mata virgem e muitos outros. No período de julho a outubro, o mar do sul da Bahia é visitado por baleias jubarte. É possível sair em um passeio para assistir a desenvoltura desses mamíferos, conhecidos por suas acrobacias aquáticas e cantos proferidos no período de acasalamento.
O mergulho Open Water (básico) é a melhor opção para quem é praticante da modalidade. A quinze minutos de navegação, chega-se a vários pontos de mergulho, dotados de bancos de corais, peixes ornamentais e de passagem, em uma profundidade rasa. Para quem é adepto do mergulho de naufrágio, existe o cargueiro Castor a 16 metros de profundidade com 80 metros de comprimento, em frente à Praia Coroa Vermelha, agraciado por uma vida marinha abundante. As piscinas naturais de Recife de Fora, protegidas por lei municipal, também são um ótimo destino para quem quer mergulhar. O local abriga espécies raras de corais, além de tartarugas e moluscos.
Quem se interessa por cultura indígena irá se apaixonar pela reserva Aldeia Velha, lar dos índios Pataxó. A receptividade dos índios é fantástica e, por meio de uma caminhada ecológica, pode-se conhecer a cultura desse povo e desfrutar de uma paisagem única pela mata virgem.
ARRAIAL DO AGITO
A noite de Arraial D’ajuda é repleta de opções para todos os gostos. Para quem gosta de ambientes mais badalados, a dica é o Calçadão da Bróduei (escrito assim mesmo, aportuguesado), uma das ruas mais movimentadas do Arraial, cheia de bares, boates e restaurantes, música ao vivo e culinária variada. Já para quem curte calmaria, o Beco das Cores é a melhor pedida. O local é uma antiga pousada que se transformou em um mini-centro comercial, com lojas, restaurantes multicoloridos e, inclusive, um cinema alternativo.
Contudo, o point turístico de Arraial é a Rua do Mucugê, via que antigamente ligava o vilarejo ao mar. De chão ladrilhado, típico das cidades históricas, a rua possui várias opções de compras de artesanato, além de abrigar restaurantes requintados e lojas de grifes famosas. Ótimo lugar para passear e interagir com outros turistas. A rua parece um shopping a céu aberto, com muitas lojas de alto consumo e restaurantes. É possível encontrar, além da comida baiana, comida japonesa, italiana e internacional...
Vale a pena conhecer!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante!!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.