terça-feira, 6 de setembro de 2011

Um pouco mais sobre Caraíva


Caraíva um paraíso baiano



Essa península paradisíaca está inserida na diversidade ambiental do Parque Nacional de Monte Pascoal,marco da chegada dos portugueses ao Brasil.

Com seus 600 habitantes,Caraíva agiganta-se para receber inúmeros turistas nacionais e estrangeiros que buscam paz,privacidade e sossego.Tombada pelo Patrimônio Histórico com mais dos seus 470 anos,é a mais bela vila da Costa do Descobrimento.
Banhada pelo oceano atlântico e pelo Rio Caraíva.




Local de impressionante beleza natural.Caraíva é uma pequena vila de pescadores localizada no extremo Sul do estado da Bahia,cercada pelo mar e banhada por um lindo rio de águas calmas.
A travessia do Rio Caraíva é feita por moradores locais,ao atravessá-lo, a vila e quilômetros de lindas praias o esperam.


Caraíva é protegida pela APA Caraíva X Trancoso (Área de Proteção Ambiental) e pela RESEX ( Reserva Extrativista Marinha).


Carros e motos não são permitidos,as ruas são todas de areia,a locomoção é feita a pé e o Transporte por pequenas carroças.

Para conhecer as praias,a vila,a aldeia indígena e as surpresas que Caraíva lhe reserva,você terá que se exercitar bastante,mas se preferir pode apenas relaxar e desfrutar de todo o conforto que as Pousadas podem lhe oferecer.



A Vila


Caraíva pertence ao município de Porto-Seguro.Não há registros histórico com a data de fundação da vila.Segundo o IPHAN,a igreja matriz foi construída por volta do século XVII.





Natureza totalmente preservada,ao chegar o visitante com uma exuberante paisagem:
o Rio de um lado,a vila no meio e no fundo um estonteante azul do mar,emoldurado pelo seus coqueirais.




A dificuldade de acesso,com alguns quilômetros de estrada de terra favorecem a preservação da vila,com seu estilo rústico e ao mesmo tempo sofisticado.
Grandes espetáculos são protagonizados pela natureza,a cada nascer da lua,a cada pôr-do-sol.




Depois do turismo,a pesca é a principal atividade econômica local,seguida de perto pelo artesanato em madeira e coco produzidos em sua maioria pelos índios Pataxós da reserva indígena da Barra Velha.





As prais revelam belezas inimagináveis.
Restaurantes à beira-mar e a beira-rio garantem uma boa comida que pode passar pela tradicional cultura baiana e seus temperos,cozinha vegetariana e até mesmo cozinha internacional.







Para quem deseja sossego,Caraíva é o lugar certo!
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.